Perguntas Frequentes

1. O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Saiba mais sobre o SEI na aba Sobre.

2. Como fica o REGDOC e os processos em papel?

A partir do dia 01/08/2017 o REGDOC estará disponível somente para consulta e tramitação de processos já existentes na UFMS. Após esta data, todos os novos processos administrativos deverão ser criados no SEI. Os processos físicos poderão continuar em papel ou poderão ser digitalizados e migrados para o SEI, a critério de cada unidade com a data limite de 31/10/2017.

3. O SEI é acessível pela Internet?

Sim. O SEI é um sistema 100% web e pode ser acessado de qualquer lugar da Internet, não necessitando ser instalado no computador.

4. Sou servidor efetivo da UFMS, como acessar o SEI?

Utilize os dados do seu Passaporte UFMS.

Não possui Passaporte UFMS? Crie o seu aqui.

5. Sou servidor terceirizado UFMS, como acessar o SEI?

Solicite o cadastro pela página de contato, no motivo do contato informe “Cadastro de usuário Terceirizado“, informe a unidade que o terceirizado deve ser cadastrado e o passaporte do terceirizado. É importante lembrar os terceirizados não podem assinar documentos no SEI. O perfil atribuído a um terceirizado é o de colaborador que não permite a assinatura.

6. A minha unidade poderá ter um usuário e senha?

Não. Os acessos ao SEI são pessoais e intransferíveis, não sendo possível acessar o sistema através do e-mail da unidade.

7. Sou aluno, como acessar o SEI?

Processos de alunos poderão ser disponibilizados através da assinatura de usuário externo ou disponibilização de acesso externo (somente para visualização). Caso o aluno necessite assinar documentos ele precisará se cadastrar como usuários externo do SEI  através do link (clique aqui) e acessar os processos disponibilizados para ele. (veja o item 12 dessa página para informações sobre liberação de usuário externo)

8. O que é um usuário externo?

É a pessoa autorizada a visualizar processos e documentos do SEI, que também pode assinar documentos disponibilizados para este fim. Qualquer cidadão interessado em processos da UFMS pode se cadastrar no SEI como usuário externo. (veja o item 12 dessa página para informações sobre liberação de usuário externo)

Clique aqui para se cadastrar ou acessar o SEI como usuário externo.

9. Qual navegador (browser) devo usar para acessar o SEI?

O SEI é compatível com Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer/Edge, porém apresenta maior compatibilidade com o Firefox (recomendado). Caso você observe problemas no preenchimento de documentos, experimente utilizar o Firefox.

A assinatura com token tem restrições de navegador. O navegador indicado é firefox ERS versão 52.

Deve-se seguir o seguinte passo-a-passo de configuração: https://digital.ufms.br/configuracao-da-assinatura-digital/

10. O que é assinatura eletrônica? (Fonte: Documento TRT-4)

No SEI a assinatura eletrônica consiste em utilizar o usuário e senha para assinar um documento. A assinatura eletrônica ou digital garante ao destinatário que o documento não foi alterado ao ser enviado (integridade) e ainda comprova a autoria do emitente (autenticidade). Os documentos assinados no SEI exibirão as assinaturas eletrônicas ao final da página e é possível confirmar a autenticidade neste link.

11. A assinatura eletrônica é legal?

Sim! O Decreto 8539 de 08 de outubro de 2015 regulamenta o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Para mais informações sobre a base legal do SEI acesse a aba Documentos.

 12. Cadastro de Usuário Externo

O cadastro de usuário externo no SEI é realizado para possibilitar a assinatura de documentos por pessoas físicas que não são servidores efetivos da UFMS e que estejam com demandas em PROCESSOS ADMINISTRATIVOS.

Após o usuário realizar o cadastro, o acesso fica pendente de Liberação. A liberação será realizada da seguinte forma:

  • ACADÊMICOS – A liberação de usuários externos para ACADÊMICOS da UFMS com demanda de assinatura de documentos é realizada pela secretaria acadêmica – SECAC do curso após conferência dos documentos pessoais contidos na pasta do acadêmico. Após o cadastro, o acadêmico deve solicitar a SECAC a liberação pessoalmente ou pelo requerimento no site da PROGRAD Requerimento.
  • DEMAIS INTERESSADOS – A liberação de usuários externos com demanda de assinatura de documentos na UFMS será realizada pela Divisão de Documentação Institucional – DIDOC.
    – É necessário enviar para o e-mail sei@ufms.br cópia digitalizada dos seguintes documentos:
    – RG
    – CPF
    – COMPROVANTE DE ENDEREÇO RESIDENCIAL

A liberação do cadastro será efetivado em até 48 horas após o recebimento do e-mail.
Para obter mais informações, envie e-mail para sei@ufms.br